Objetivos do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada tem por objetivo a formação qualificada de profissionais para gerir empresas e áreas de segurança patrimonial interna ou terceirizada. Por meio dos conhecimentos adquiridos nas atividades teóricopráticas e habilitado para a ampla compreensão dos princípios gerais e dos fundamentos que norteiam a gestão empresarial dos recursos humanos e materiais envolvidos, o egresso estará apto para análise, planejamento, execução e controle das operações de segurança.

Duração

2 anos.

Atividades Principais

• Administrar departamentos, setores e áreas relacionadas à segurança patrimonial em Instituições Públicas e Privadas;
• elaborar o planejamento estratégico de segurança com o emprego da simulação de cenários a partir da análise crítica dos indicadores da conjuntura socioeconômica, política e cultural do País e blocos regionais, indicadores esses que influenciam índices nacionais de violência e criminalidade;
• desenvolver a identificação e análise de riscos envolvidos na atividade principal e de apoio das organizações com o objetivo de permitir a definição de políticas de segurança e diretrizes que assegurem o desenvolvimento regular e contínuo dos negócios;
• conceber projetos integrados de segurança física e eletrônica alicerçados em parâmetros técnicos e legais;
• aplicar as técnicas e conceitos assimilados durante a realização do curso nas práticas de prevenção às perdas patrimoniais e no gerenciamento de crises e de riscos à integridade física das pessoas.

Mercado de Trabalho

Diretor Executivo de Empresa de Segurança
Gerente de Segurança
Supervisor de Segurança
Coordenador de Segurança
Consultor de Segurança
Analista de Segurança
Líder de Equipes de Segurança Pessoal e Escolta

Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Art. 79-GDa Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.

A  Média Semestral (MS) será:    MS = AP x 7 + PIM x 2 + AVA x 1 / 10

I –  se a MS for igual ou maior que 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina, naquele semestre.
II –  se a MS for menor que 6,0 (seis), o aluno será reprovado.

a)  a nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação.
b)  o aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
c)  se a média final do PIM for inferior a 6,0 (seis), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das 100 horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no semestre cursado.
d) Para as Atividades Complementares (AC), Estudos Disciplinares (ED) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).

Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo candidato, com agendamento prévio. O candidato deverá comparecer ao local indicado com, pelo menos, meia hora de antecedência.
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.

Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.